quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora das Candeias



Nossa Senhora das candeias, também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz ou ainda Nossa Senhora da Purificação.

A origem da devoção a Nossa Senhora das Candeias teve início na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo, e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento, sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro.

"Passados os dias da purificação da mãe e do filho, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo o primogénito do Senhor será consagrado; e para oferecer em sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou duas pombas.

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Messias que vem do Senhor.

Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra porque os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos”: "luz para iluminar as nações, e glória do teu povo de Israel". (Lc 2, 22-32)

Por este motivo, Nossa Senhora das Candeias é representada trazendo nos seus braços benditos o Menino Jesus e a luz que dissipa as trevas. Luz que ilumina todos os que estavam sem rumo. "Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas” (Jo 8,12).

Hoje dia 2 de Fevereiro, é dia da bênção das velas (candeias) e em muitas igrejas antes da celebração da santa Missa organiza-se uma solene procissão onde são levadas as velas acesas simbolizando Jesus Cristo.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo