terça-feira, 24 de maio de 2011

Sentir 2011

Testemunho da minha peregrinação a pé, a Fátima.

Paz e Bem!

Este ano já foi o 3º ano que caminhei. Todas as vezes que caminhei, foram sempre diferentes umas das outras. Este ano, a peregrinação levou-me mais a um recolhimento interior, onde dentro de mim me confrontei com alguma inquietação interior, algo por descobrir, e foram-me surgindo algumas perguntas, a que eu tentava achar a resposta correcta; pois podemo-nos enganar uns aos outros, mas a Jesus, ninguém engana; só Ele sabe o que vai dentro dos nossos corações.

Em primeiro lugar surgiu a pergunta: Peregrinação, será que eu sei o que é uma peregrinação?
O que é que eu procuro? Procuro Deus, ou satisfazer mais uma das minhas vontades?
Será que eu sou fiel a Deus e ao próximo?
Será que eu respeito todas as pessoas que se encontram em peregrinação?
Como é a minha maneira de agir? Respeito os outros, ou procuro sobressair, só para dar nas vistas?
No meu relacionamento com todos, será que fui sempre verdadeira e honesta nas minhas respostas?
Como me sinto hoje?

Para mim foi um desafio, procuro fazer SEMPRE a vontade de Deus, ser verdadeira e correcta em todos os meus actos, palavras e acções.
Gosto de ajudar os que têm dificuldade em caminhar, procuro sempre os lugares do meio ou mais atrás, pois detesto o desafio em que algumas pessoas caminham, sem espírito de peregrinação…
Gosto de caminhar no silêncio, contemplar a natureza, sentir a grandeza de Deus, no nada que eu sou.
Os momentos de oração também foram muito bons.

Agradeço á Dona Maria Ângela os momentos de reflexão que connosco partilhou, ao Sr. Padre Ricardo pelos momentos de oração, á D. Lídia e á D. Maria João pela excelente peregrinação que nos preparam todos os anos e dedicação que elas têm para que nada nos falte. Conseguem muito bem organizar tudo e graças a Deus, tem corrido tudo MUITO bem.

Dou os parabéns á D. Maria João, pela forma que ela usa para ultrapassar os momentos menos bons! Mostrou ser uma GRANDE senhora, parabéns!!!...

Esta peregrinação marcou-me por vários motivos, também eu senti que fui posta á prova…

Mas, gostei muito de tudo e acho que de uns anos para outros, a nossa peregrinação tem sempre melhorado, só tenho pena que as pessoas não façam mais silêncio quando a D. Maria João pede, por exemplo ás refeições, eu até me sentia mal quando a senhora mandava calar e as pessoas continuavam. Cada um que pense bem no fundo do seu coração: Como é que foi o meu silêncio? Será que eu consegui calar todos os ruídos no meu coração? Fiz silêncio interior?

Obrigado Ricardo! Pela tua boa vontade com que nos acolhes sempre, pondo ao serviço de Deus as tuas qualidades… Obrigado Sr.ª Enfermeira, pelo amor que a todos dedicou.
Obrigado também á Rosália…, por essas maravilhosas mãos que tem, para nos massajar…
Por todas as coisas boas, para o ano tenciono voltar…

Beijinhos a todos em Cristo Ressuscitado!!

Luisa Pola
Alvito, Maio de 2011





A peregrinação 2011, foi mais uma vez o caminho para a fonte da fé, fé essa de todos que para la caminharam.
Foi desde o 1º até ao ultimo dia um caminhar de alegria e de muita vontade. Reinou sempre a minha boa desposição e não é pelo facto de ter brincado com o grupo que tiveram o direito de avaliar a minha fé e devoção a nossa Senhora. Criticar os outros é feio e ninguem o deve fazer, pois em 1º lugar devemos olhar para nós proprios.
Bem haja a todos que pertenceram a este grupo magnifico e quanto á organização 5 ESTRELAS * Obrigado




Rogério Feliciano
Grândola, Maio 2011




Ir a Fátima sem promessa no horizonte, mas com uma grande vontade de o fazer. Havia um agradecimento muito velho, que tinha que ser feito um dia.
Bem haja, a todos os que nos acompanharam, peregrinos e o fabuloso grupo de apoio, que nos mimaram ao longo do caminho e ajudaram a sarar as feridas da caminhada. Foram sete inesquecíveis dias de reflexão que percorremos ao longo da natureza.
Um carinho muito especial para a nossa GENERALA, essa grande Mulher.
Estes dias vão prevalecer para todo o sempre no nosso coração.

Com muito carinho.

OS PALMA,
Grândola, Maio 2011




Peregrina de novo
Em caminhos já trilhados
Encontro grande alegria
Sinto coragem e boa energia

P`ra avançar no caminho
Ditam regras nossas guias
E numa azafama constante
Dão o terço e o pucarinho
Nada falta a quem caminha

Apoio e amparo nos é dado
Há comida servida com cuidado
Água, sumo, passas, muita fruta
Até bolos, biscoitos e rebuçados

A guia Maria João pede atenção
Indica atalhos e quer organização
Solicita a toda a gente algum silêncio
E D.Ângela sugere alguma reflexão.

Eu cheguei fatigada aquele lugar sagrado
Ajoelhei e agradeci com o meu olhar
Apertou-se o peito e quase a chorar,
Senti emoção nos rostos a meu lado!

Foi doce, terno e forte o meu abraço
a quem comigo partilhou dores e cansaço!
Foi felicidade que senti no coração
Quando, a MARIA acenei de lenço na mão!


Madalena Rodrigues
Carvalhal, Maio 2011

2 comentários:

Carlos (sines) disse...

" O REENCONTRO "

Olá Maria João
Boa noite

Para todos do Caminhar do Sul o meu bem hajam pela viagem única, maravilhosa e da verdade. E tambem pelo convivio que me proporcionaram com "faróis" que me marcaram para todo o sempre .

Anónimo disse...

Olá M. Joâo,

Preciso começar este meu testemunho dizendo "muito obrigada", porque por mais palavras que eu use jamais serei capaz de expressar todo o sentimento de gratidão e apoio que recebi deste grupo especial.Foram momentos muito agradáveis e eu não consigo me lembrar de nenhum instante em que não tivesse recebido apoio e carinho da parte de todos os elementos do grupo.C. Com isto termino dizendo que a experiência é para repetir , se profissionalmente for possível, um bem haja a todos

João Craveira (Sines)

Caminhar do Sul no Mundo