quarta-feira, 16 de maio de 2012

Recordemos os nossos simbolos

e o que eles representam para nós...


 
CRUZ
Para todos os cristãos é a manifestação do Mistério Pascal de Cristo, é nela que a brutalidade dos pecados da humanidade (meus e teus) se confronta com o mistério do Infinito amor de Deus.
A Cruz foi assumida por Cristo ao dizer; ”Eu vim ó Pai para fazer a tua vontade”.


ORATÓRIO DE NOSSA SENHORA
Bem-aventuradas as famílias que acolhem piedosamente o Oratório do Imaculado Coração de Maria! Onde entra Maria Santíssima entra também o seu Divino Filho, trazendo a paz, a união da família, a ajuda nas necessidades, e sobretudo as graças de Deus.
O Oratório de Nossa Senhora representa para nós a presença amorosa da Mãe.


ESTANDARTE
Os filhos de Israel, nas suas peregrinações pelo deserto, levavam à frente bandeiras que indicavam o lugar de cada grupo.
Também nós queremos ser sinal de que somos uma comunidade que quer contribuir para edificar o reino de Deus.

 
CAJADO
Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum, porque tu estás connosco; o teu bordão e o teu cajado nos consolam.
Este será o apoio que nos ajudará a alcançar a meta.




TERÇO
O Terço é uma Oração contemplativa. Nele meditamos no nosso coração os mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória.
Com o terço pretendemos satisfazer o pedido de Nossa Senhora: “Rezem o terço todos os dias”.

 
PÚCARO
Dar um copo de água a quem tem sede é um acto de misericórdia.
O púcaro contribui para satisfazermos a sede física e assim alcançarmos o nosso objectivo. Senhor sacia a nossa sede de Ti.


LIVRO DE CÂNTICOS
O livro cujos cânticos expressarão a nossa acção de graças dando glória a Deus. Santo Agostinho dizia que «quem canta reza duas vezes».
Oxalá estes cânticos ajudem a contemplar o Senhor, a bendizer o Senhor e a dar graças por todos, os dons que nos, concede.


VASSOURA
Jesus, Tu um dia disseste que não querias que nenhum dos teus filhos se perdesse.
A vassoura é para nós sinal de que todos terminaram e chegaram ao local pretendido. Senhor que fique há beira do caminho apenas os nossos pecados.




1 comentário:

Dulce disse...

Momentos inesquecíveis. Obrigada.
Paz e Bem!

Caminhar do Sul no Mundo